AMIGOS SEGUIDORES

28/02/2009

APLICAÇÃO COM TECIDO EM PANO DE COPA


Aplicação com tecido sobre pano de copa.


Olá queridas amigas!!!
Hoje estou muito feliz pois iniciei uma nova técnica de artesanato com tecido.
Aí está meu mais recente trabalho: um pano de copas com desenho todo feito com aplicação de tecido colorido!
Eu ainda não fiz o barrado, mas não aguentei esperar para mostrar rsrsrrs!!! Eu gostei muito e já estou riscando um novo modelinho !!!
Quando eu terminar o barrado, mostro o pano completo!!!

Informações sobre a aplicação com tecido.
Eu vou explicar como eu faço, mas minha técnica é intuitiva, tá?
1º - Escolha um desenho e amplie no papel sulfite até ficar do tamanho que vc quer.( é bom começar com um desenho simples).
2º - Escolha o tecido para cada pedaço deste desenho.
3º - Recorte o desenho parte por parte. Exemplo: Na casinha, recortei e separei o telhado da casinha, separei as portas, janelas etc.
4º - Cada peça de papel será um molde para um pedaço de tecido diferente.
5º - Usando estes moldes de papel, risque-os no tecido colante. (é aquele tecido que tem uma colinha no verso, e que gruda quando passamos o ferro elétrico.) Use caneta normal e risque o contorno de cada peça exatamnete no tamanho em que está.
6º - Recorte o tecido colante, peça por peça e separe os tecidos para cada parte do desenho.
7º - Agora, vc vai colocar o tecido colante no tecido estampado. Posicione o tecido estampado sobre a tábua de passar roupas com o lado avesso para cima. Alise o tecido com o ferro e deixe bem esticadinho sem repuxar. Pegue o pedaço de tecido colante que vc vai grudar neste tecido e posicione com o lado da colinha para baixo. Então, os dois tecidos deverão estar avesso com avesso.
8º - Com o ferro aquecido em temperatura média, repouse o ferro por uns segundos sem deslizar para não tirar o pano do lugar (ele pode ficar torto). levante o ferro e verifique se a colinha derreteu. Repita até que toda a super fície esteja grudada. Dependendo da temperatura do seu ferro, vc saberá se precisa ficar mais, ou menos tempo com o ferro sobre o tecido. Cuidado para que o lado da cola não vire para cima, pois é bem chato limpar o ferro rsrsrs.
9º - Depois que todos os colantes estiverem grudados nos tecido estampados, vc deverá recortar deixando uma borda extra de tecido estampado de + ou - 1,5cm de largura.
10º - Com a ajuda do ferro, vire as bordas para trás. Use como base o limite do tecido colante. Todo tecido colorido que estiver maior que o colante, deverá ser virado para trás.
11º - Agora todas as peças já estão prontas para a costura. Decida quais partes ficarão em primeiro, segundo e terceiro plano.
Exemplo: 1º a casinha, depois as portas e janelas que irão por cima.
O telhado també é preso depois que a casinha já estiver presa, etc. Para combinar as cores da costura eu gosto de usar a linha um ou dois tons mais escuro que a cor principal do tecido que estou costurando.
Exemplo: Se o tecido é amarelo, uso a linha laranja, se o tecido é verde claro, uso a linha verde escuro, etc.

Super bjks e feliz domingo!!!!
Drika

23 comentários:

Nice disse...

oi miga!
que coisa linda que fez!
Estou gostando de trabalhos assim sabia,tá nos meus planos fazer uma bolsa com essa tecnica,vi uma e fiquei encantada.Parabéns pela criatividade.
Beijitos
Nice

Rosinha disse...

Oi Drika prá vc tbém um ótimo domingo e começo de semana, adorei esta toalhinha docomeço do blog, vc teriaa receita? fique com Deus e beijocas.

Celia disse...

Olá Drika! Vim agradecer a visitinha, e adorei esse paninho que vc fêz.Ficou uma gracinha, parabéns.Bjs,Celia

Edivana Croche disse...

Olá Drika!

É Bom começar algo novo né?
Parabéns pela criatividade.
Um beijo

Edivana.

Giovana disse...

Oi Drika,
Também ando fazendo uns trabalhinhos de patchcolagem. Só achei o papel termocolante nacional e, das duas uma, ou eu não estou acertando a temperatura do ferro ou o papel é que não presta, rsrsrs. A cola não está aderindo direito.
Você está usando o que? o seu pano de copa está tão lindinho!
Um ótimo domingo e uma maravilhosa semana.
Bjs,
Giovana

Patty disse...

Oi Drika

Obrigada pela visita. Ficou muito bonito seu pano de copas, essa técnica é linda!

Bom domingo pra vc

bjs
Patty

Carla disse...

Ficou lindo, adoro essa técnica, parabéns!! TEnha uma linda semana,

bjs
]

Carla

Luh disse...

Drika em primeiro lugar quero elogiar seu mais novo trabalho,muito fofa essas aplicações de tecido..
Em segundo agradecer a visita.. é agora tbm tenho minha golinhas....mesmo sem saber quem é a dona da arte inicial,rss
Bjos querida se cuida e otimo inicio de semana!!
Luh

Regina Celia disse...

Olá amiga.
Lindo seu trabalho,parabéns!Obrigada pela visita e uma ótima semana pra vc,bjs!

Giovana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Giovana disse...

Oi Drika,
Obrigada pelas dicas, farei novas experiências.
Bjs,
Giovana

Sonia Facion disse...

Olá Drika!!!

Assim já está lindo, qdo terminar, huuuuu.....

Achei bárbaro o puxa saco de croche-peixe.

bjks

Sonia

Nile e Richard disse...

Oi Drika,boa noite.
Muito bonito o seu trabalho.Este tipo de trabalho da um efeito nas peças muito bonita.
abços.Richard.

Nile e Richard disse...

Oi Drika,boa noite.
Muito bonito o seu trabalho.Este tipo de trabalho da um efeito nas peças muito bonita.
abços.Richard.

Ana Paula disse...

Olá amiga, passei para espreitar as novidades.
Beijinhos e boa semana

Paula

Silvia disse...

Oi onde vc encontra trapilho pra vender aqui em SP?
Beijo
Silvia
silvia_parizotto@hotmail.com

artesdidani disse...

Oi Drika,

adorei seu blog e por isso tem um trofeu te esperando no meu blog...

vai buscar ta? rsrs

bjao!

Adri Fazendo Arte disse...

oi Drika,

É sempre bom fazer o que a gente gosta. Eu fico feliz por vc e seu artesanato. Ficou um encanto, parabéns!

Uma excelente tarde,

bjs

Ateliê da Criatividade (Jane) disse...

Oi amiga!!! Ficou maravilhoso!! Você é muito criativa,amei o resultado, aliás, tudo o que você faz fica lindo, porque você faz com amor!!!
Grande beijo amiga!!!

Déborah Belmiro disse...

Oi Drika!!!
Adorei seu blog!!
Estava procurando por técnicas de aplicação em tecido... você poderia me passar como você fez essa técnica?! Ficaria muito agradecida!!!

Meu blog é: cantinhodadeborah.blogspot.com
Meu email é: deborahbelmiro@hotmail.com

Beijos... até mais

Anônimo disse...

Oi linda passei aqui para ver seu lindo blog e te dar um presentinho
que vc depois sabera o que é espero sua visita beijos Antonio de São José dos Campos São Paulo

http://noticiasjornaistv.blogspot.com/

nane e junior disse...

oi!!!1 amei teu pano de copa ficou divino... adoro coisas meigas... para fazer esssa tecnica pode ser usado quelquer tipo de tecido???

fabiane disse...

Boa noite Drica
Meu nome é Fabiane e eu adorei a sua explicação, so fiquei em dúvida quanto ao tecido colante seria entretela de tecido
Sabe porque estou te perguntando é que eu adoro fazer essas coisas mas não cosigo fazer com que meus desenhos fiquem durinhos, ai fica tudo torto e enrugado.Será que vc pode me ajudar
Bj Fabiane